Proposta

|
Esta página é a manifestação de nossa vontade de socializar o conhecimento que acumulamos durante nosso tempo dentro da capoeira. Acreditamos que o acesso é o primeiro passo para a formação crítica e para a emancipação da consciência, já que o processo de dominação, dos corpos, das mentes e dos corações, persiste inclusive entre as capoeiras.

Percebemos hoje uma grande diversificação de frutos da capoeira, que faz muitas vezes esquecermos de suas raízes. Acreditamos que o princípio fundamental da capoeira é a liberdade: se não fosse o mundo onde há dominação, relações humanas entre dominados e dominadores, a liberdade não seria o motor de criação da capoeira. É provável que não existisse a capoeira se o sistema escravocrata não fosse implantado no Brasil com os povos negros africanos. Liberdade social, liberdade individual, liberdade corporal. Liberdade para conhecer, conhecer para se libertar! Sabemos que esta é uma pequena contribuição, sabemos que é o primeiro passo deste árduo caminho.

A pesquisa por trás de uma formação crítica do ser capoeira é a intenção que nos motiva ao montar esta página. Com a popularização da capoeira, efeito reforçado pela Era Vargas nacionalista, houve criação de vários grupos e a formação de vários “mestres”. Identificamos hoje que cada um defende a sua bandeira “fundamental” e deixamos de aproveitar o que cada diferença exposta pode propor a cada capoeira – muitas vezes gerando rivalidade entre grupos e pessoas, como nas antigas maltas, só que desta vez por motivos obscuros, que nos faz pensar na formação de uma suposta “reserva de mercado” de capoeira.

Obviamente que isso é preocupante, uma vez que não resolve o desemprego generalizado que assola a maior parte da população. Na verdade, ao invés de unir as capoeiras, as fragmenta. Esta situação nos faz lembrar dos dilemas em busca da liberdade de ontem, e de hoje. A capoeira é expressão da liberdade, é a própria liberdade.

Eis um dos motivos do termo “nômade” para nomear estas idéias. Precisamos pesquisar para aprofundarmos as questões acerca do mundo, da capoeira, e de nós mesmos. Por isso buscamos qualquer coisa relacionada à capoeira para estudarmos, avaliarmos e cada vez mais melhorarmos nossas intervenções, sempre na forma de aprendiz eterno, de educador-educando. Por isso disponibilizamos tudo o que achamos sem seleção ou classificação. Por isso pretendemos através desta página, ser um espaço de encontro, de troca, de diálogo com todas as capoeiras.

OBS.: para você que já acompanhava nosso trabalho na plataforma agora extinta do Geocities, esta é a nossa nova forma de apresentação, pelo menos por enquanto.

Envie sua mensagem para nós, sobre algum evento, algum trabalho que você tenha em forma digital para colocarmos na página, sugestões... enfim, envie para:
.
.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisa por Autoria